domingo, 5 de fevereiro de 2012

Uma arbitragem desastrosa

Quando foi sorteado o nome de Emerson Sobral para ser o juiz da partida entre Náutico x Santa Cruz, os questionamentos começaram a aparecer. Afinal, o Sobral passou duas rodadas desse estadual numa reciclagem devido aos supostos erros nas duas primeiras rodadas do campeonato pernambucano. O juiz voltou a atuar na 5ª rodada do pernambucano, na partida entre Ypiranga x Porto. Segundo o consultor de arbitragem da FPF, ele conduziu bem o jogo e estava apto para voltar a atuar normalmente.

Veio o clássico e parece que Sobral não mudou nada. Cometeu erros grotescos e teve influência direta no resultado final do jogo. Foram vários cartões amarelos distribuídos durante a partida e um pênalti mal assinalado. Sem falar no lance que originou o primeiro gol do Santa Cruz no jogo. No lance, Sobral ao invés de marcar a falta, atendeu ao chamado do bandeirinha e marcou impedimento de Cascata.

Um juiz com a experiência de Sobral teria que ir até o bandeira e perguntar onde ele tinha dado a posição irregular. No lance, o impedimento foi de Cascata, que recebeu a bola depois da falta, portanto, o que vale é o primeiro lance, então, a falta deveria ser marcada. No lance do Pênalti, além de mal colocado, Emerson Sobral pareceu ter usado a clara lei da compensação.

O lance do pênalti não teve nada de polêmico, nada de duvidoso. Em todos os ângulos, câmeras e qualquer outro recurso, a jogada foi normal. Souza usou da malandragem do futebol para cavar o Pênalti e o juiz foi na dele e marcou a penalidade máxima. Outro erro da arbitragem, foi ter se omitido as provocações dos jogadores do Santa Cruz ao final do jogo.

Os aplausos irônicos mereciam ser punidos com cartão para todos que ali estavam. Mas, parecia que o juiz sabia que tinha prejudicado o time tricolor e se escondeu dos fatos, perdendo mais ainda credibilidade para o futuro. O juizão pisou feio na bola e deverá sofrer punição severa da federação. Errar em lances que suscitam dúvidas e que essas dúvidas só são tiradas em replays e mais replays é uma coisa, mas errar em lances que são ridicularmente fáciéis é para congelar na geladeira, Sr. Emerson Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala Torcedor TFC .