A NOTICIA COMENTADA DIRETO DA ARQUIBANCADA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

No dia do aniversário do Leão, Santa vence o Sport na Ilha e se sagra Bi-Campeão estadual

Um jogo pra entrar para história das grandes finais do campeonato pernambucano. Sport e Santa Cruz fizeram um jogo emocionante até os últimos minutos e no final melhor para o Santa que venceu a partida por 3x2 e conquistou o Bicampeonato estadual, feito que não conseguia há 25 anos, quando venceu o mesmo Sport, dentro da Ilha do Retiro em 1987.
A grande final começou antes mesmo da bola rolar. O técnico Zé Teodoro divulgou uma escalação onde não apresentava nenhuma mudança em relação a equipe que disputou a primeira partida no Arruda. Só que a escalação era falsa. Na verdade, o lateral-direito Diogo foi sacado do time para a entrada de Branquinho. Com isso, Luciano Henrique também perdeu a vaga no meio, para Chicão que formou com Anderson Pedra a dupla de volantes já que Memo atuava como terceiro zagueiro.
Apesar disso, foi o Sport quem começou melhor no jogo. Logo no primeiro minuto, Jheimy recebeu livre na frente de Thiago Cardoso, mas chutou por cima, desperdiçando a primeira grande oportunidade do Sport. Em seguida, o Santa deu a resposta com Chicão, que recebeu de Natan e mandou de perna esquerda para uma boa defesa de Magrão.
O Sport voltou a assustar depois de uma falta cobrada por Marcelinho Paraíba que o goleiro tricolor saiu mal da meta e a bola bateu em Jheimy e quase que vai para dentro do gol. Só que a resposta do Santa Cruz foi fatal. Em um belo passe de Flávio Recife, Branquinho recebeu a bola em diagonal, avançou e tocou na saída do goleiro Magrão para abrir o placar. O detalhe foi que Branquinho recebeu a bola em impedimento. Era um lance muito difícil para o bandeira, mas o fato é ele errou.
Só que não deu tempo nem do Sport se abalar. Na saída de bola, Moacir passou por Renatinho e bateu de esquerda, a bola deu um leve desvio em William Alves e acabou enganando o goleiro Thiago Cardoso. Era o empate do Sport apenas um minuto depois do gol do Santa. O jogo estava pegando fogo.
O Sport seguiu em cima do Santa que por sua vez também não se retraía e também partia para cima. Só que o Sport foi chegando com perigo em chutes de Rivaldo. Na primeira tentativa, o volante improvisado bateu prensado e quase a bola encobre Thiago Cardoso que fez boa defesa. Depois, ele bateu fraco no canto e Thiago Pegou sem maiores problemas. O Sport assustou também numa cobrança de falta de Marcelinho Paraíba que Thiago Cardoso mais uma vez colocou para escanteio.
Mas o Santa Cruz estava vivo. Branquinho dava muita mobilidade ao lado direito tricolor, tanto que Hamilton foi deslocado para o setor para acompanhar o veloz atacante tricolor. Isso fez com que houvessem espaços pelo meio para o Santa avançar e foi justamente pelo meio que saiu o segundo gol do Santa.
Dennis Marques recebeu de Flávio Recife, girou em cima da marcação que teve que se preocupar com a escapada de Flávio Recife para a área e deixou Dennis livre para de fora da área, perceber o goleiro Magrão mal colocado e com extrema categoria tocar para o fundo das redes rubro-negras. Festa coral era o segundo gol do Santa, o gol que colocava o Santa de novo de posse da taça e de quebra, colocava Dennis Marques como artilheiro isolado do estadual.
No segundo tempo, o panorama permaneceu o mesmo. Porém, o Santa Cruz tinha o placar que lhe interessava e recuou um pouco mais para explorar a velocidade dos seus atacantes. Só que quem novamente deu o cartão de visitas foi o Sport. Num belo chute de Moacir de fora da área, a bola explodiu no travessão de Thiago Cardoso.
Pouco tempo depois, foi a vez de Marquinhos Gabriel, que entrou no lugar de Jheimy, receber bom passe de Marcelinho e bater na saída do goleiro coral. Só que a bola caprichosamente foi para fora. O Sport era todo pressão e não tinha outro jeito, aquele resultado estava dando o título ao Santa Cruz.
Depois dessa pressão inicial, o Santa Cruz resolveu mexer no sistema defensivo. A entrada de Sandro Manoel na vaga de Branquinho, fortaleceu o lado direito que estava ficando sobrecarregado, justamente depois da entrada de Marquinhos Gabriel que ficava revessando com Rivaldo naquela faixa de campo.
Essa mudança deu uma freada no ímpeto rubro-negro que começou a encontrar mais dificuldade pelo lado esquerdo de ataque. Com isso, Mazola resolveu colocar o garoto Ruan na vaga de Montoya que havia entrado em decorrência de lesão no olho de Bruno Aguiar. A modificação deixava o Sport mais ofensivo, com alternativas pelos dois lados, mas também deixava o Leão mais aberto.
Vendo a possibilidade, Zé Teodoro colocou Luciano Henrique na vaga de Natan e logo depois colocou Leandro Souza na vaga de Anderson Pedra que sentiu a lesão que também o tirou de campo da primeira partida da final. E foi justamente o meia que foi dispensado pelo Sport em 2009 que entrou para a história do clube coral. Depois de um chutão de Leandro Souza, o meia deu um tapa na bola e levou sorte que a bola bateu em Aílson e voltou para ele. Aí foi só esperar Magrão sair, driblar o goleiro e correr para o abraço. 3x1 Santa!
Dois minutos depois, o Santa Cruz teve a chance de matar o jogo. Memo recebeu de Flávio Recife e entrou livre na cara de Magrão. só que o volante coral não sabia se chutava ou se tocava. Não fez nem uma coisa nem outra e desperdiçou uma excelente oportunidade. E o castigo veio a cavalo. o zagueiro Aílson com bastante liberdade mandou uma bomba, Thiago Cardoso deu rebote e o também zagueiro Edcarlos, chegou batendo e diminuiu o placar, 3x2.
O gol colocou fogo novamente no jogo. O torcedor que já estava deixando o estádio, voltou após o segundo gol rubro-negro. O jogo ficou emocionante, era o Santa Cruz se defendendo com todas as forças e o Sport desesperadamente tentando o gol que lhe daria o título. E a grande oportunidade do Leão caiu nos pés de Jael, que girou em cima de Leandro Souza e bateu. Só que encontrou Thiago Cardoso pelo caminho e o arqueiro coral salvou novamente o Santa. No último lance da partida, Renatinho ainda teve a chance de ampliar, mas chutou torto e para fora.
Só que não havia tempo para mais nada! Final de jogo. O Santa venceu o Sport em plena Ilha do Retiro e no dia do aniversário de 107 anos do clube rubro-negro. Foi um verdadeiro presente de grego do Santa Cruz para o Sport. A torcida tricolor que não tem nada a ver com isso, comemorou bastante ao som de "Parabéns para você" e comemorou o 26º título estadual do Santa Cruz. Parabéns pelo aniversário Sport e Parabéns pela conquista Santa Cruz!

Nenhum comentário: